O setor calçadista, assim como todos os outros, sofre os impactos do cenário econômico mundial, que acaba refletindo em seu crescimento.
Este cenário, atualmente de inflação e juros altos, resulta na queda de importação dos Estados Unidos e Argentina, por exemplo, mercados importantes para o setor.
O mercado interno também acompanha a dinâmica mundial, as famílias acabam priorizando a compra de itens básicos devido ao endividamento recorde de 80%, resultando em uma diminuição no consumo.
Considerando este panorama, o setor calçadista deve crescer 1,6% no ano. Apesar do número tímido, o crescimento deve ser acima dos outros setores econômicos, um bom sinal tendo em vista a conjuntura econômica atual.
A previsão de 1,6% a princípio será o dobro do PIB brasileiro, já que este deve crescer apenas 0,7% este ano.
Ponto fundamental no crescimento da produção de calçados em 2022, a exportação deve diminuir ao longo de 2023, refletindo em uma queda de 5,7% no comparativo com o ano anterior.
Apesar do crescimento tímido este ano, algumas empresas já anunciaram expansão e estão em busca de mão de obra qualificada, que está em falta, para o preenchimento de vagas.
Você já se preparou para o cenário deste ano?
Agora é preciso se reinventar, desenvolver novos mercados, utilizar os recursos financeiros com sabedoria e não deixar de investir em inovação.
Compartilhe este conteúdo e fique antenado nos próximos que sairão no blog da Polako!