A Polako completa, neste mês de agosto de 2022, 34 anos de história. E hoje trazemos a você, aqui no blog, a história do surgimento do nosso nome. Caso você nos acompanhe nas redes sociais, já deve ter visto esta narrativa por lá, mas revisite por aqui – é leve e divertido. As informações são do próprio Polako, fundador da nossa empresa.

A origem

O nome Polako é o apelido do nosso fundador, Elói Niedziatovski. Ele tem descendência polonesa e ganhou a alcunha do tio quando tinha 12 anos. “Eu odiei, por isso todo mundo começou a me chamar de Polako.”

Os avós do pai do Polako foram os primeiros da família a chegarem ao Brasil. Fugindo da guerra, desembarcaram no Rio Grande do Sul, após viajarem por dias no porão de um navio. Fixaram residência em Camaquã e de lá rumaram a Getúlio Vargas. 

Metalúrgica NR LTDA 

Polako foi o único que decidiu morar em Novo Hamburgo. Chegou na cidade em 1979, onde criou a Metalúrgica NR LTDA, onde já fazia matrizes. Porém, quando as pessoas se referiam à empresa, a história era sempre a mesma: 

“Perguntavam para os clientes onde faziam matrizes e sempre diziam ‘faço no Polako’.” Todos identificavam mais pelo nome Polako, do que pelo nome original da empresa.

Do apelido à empresa

Por este motivo, em meados dos anos 1990, Niedziatovski decidiu trocar o nome do empreendimento, de Metalúrgica NR LTDA para Polako. Hoje, lá se vão quase 34 anos de história da maior empresa de matrizes da América Latina.

Quer conhecer mais sobre a Polako?