Confira dicas para higienizar e conservar cada tipo de calçado

Comprar sapatos é algo revigorante, não é mesmo? Mas para manter o par belo como no dia da compra alguns cuidados para limpeza e conservação são extremamente necessários.

Para cada tipo de calçado, os cuidados são diferentes. Aqui neste post reunimos informações importantes para você manter seus pares em dia.

Confira:

Camurça e Nobuck

Mais delicados, estes dois materiais não podem ser molhados. Então, não devem ser usados em dia de chuva e precisam ser limpos a seco. Além disso, é necessário usar escovas e produtos específicos para eles, encontrados em sapatarias e mercados.

Limpe suavemente e seque sempre à sombra. Caso seu par fique manchado, use borracha branca escolar para limpar. Antes de usar pela primeira vez, aplique protetor impermeabilizante, assim irá conservar por mais tempo.

Cetim

A limpeza deste tipo de sapatos exige delicadeza. Use uma escova de cerdas macias, umedecida em água morna e detergente. Dê leves batidinhas. Não esfregue demais ou use força. Deixe secar à sombra, em local ventilado.

Para conservar, nunca use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras.

Couro legítimo

Calçados de couro legítimo podem durar uma vida inteira. Para isso, limpe sempre manualmente, nunca em máquinas de lavar. Use uma escova macia ou flanela umedecida em água morna e detergente para limpar, nas partes internas e externas. Por fim, aplique um desodorizador. Deixe secar à sombra.

Um creme específico para engraxar couro garante um brilho extra e mais durabilidade ao par. Para conservar também alterne o uso, pois o suor reduz a durabilidade do couro. Nunca guarde molhado.

Plástico e emborrachados

Estes materiais são os mais fáceis de limpar. O uso da água e sabão em barra está liberado para tirar qualquer resquício de sujeira. Você pode usar escova para calçados ou então uma escova de dentes velha para esfregar. Seque à sombra.

Para conservar, guarde quando estiver seco.

Tecido 

É preciso remover as sujeiras escovas com cerdas macias ou flanelas umedecidas, com sabão neutro. Água morna também pode ser aplicada, caso o calçado for de lona. A secagem deve ser feita em local coberto. Sapatos de tecido devem ser guardados em lugar arejado. Nunca use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras na limpeza.

Verniz

Sapatos de verniz riscam com facilidade. Então, use flanela levemente umedecida para fazer a limpeza com sabão neutro.Lustre com lubrificante para verniz e recupere o brilho. Nunca aplique o produto no calçado, mas sim no pano. Para conservar, alterne o uso e guarde em sacos protetores.

Veludo

A limpeza destes calçados deve ser feita a seco. Esfregue uma escova macia em todo o calçado para retirar a sujeira. Caso as manchas persistam, você pode utilizar a espuma da água misturada ao sabão. Passe na escova e limpe sem pressionar. A dica para conservar calçados de veludo é escová-los sempre na direção do pelo.

Dica extra: quando secos e bem limpos, você pode voltar a guardar seus sapatos em caixas de papelão. Elas ajudam a mantê-los sem umidade. Porém, é preciso cautela ao armazená-las. Não coloque peso sobre elas e deixe fora do alcance do sol e umidade.

Fonte: uol.com.br