Ferramentas, sistemas e inteligência. A ciência nunca fica parada e diante deste cenário, listamos as 06 tendências tecnológicas que estão em alta no mercado para você conhecer e acompanhar.

Inteligência Artificial (AI)

Nós já convivemos com inteligência artificial todos os dias, mas o que vemos hoje – painéis de carros, assistentes de voz, e redes de pesquisa – são apenas a ponta do iceberg. A AI caminha rapidamente para estar presente nos eletrodomésticos em nossos lares e nas interações de trabalho e tomada de decisões, usando análise prescritiva, dados e automação para aumentar a eficiência de dispositivos e processos. Esta tecnologia está se tornando comum em quase todas as áreas, desde mecanismos de busca a finanças e carros, e exigindo das empresas o uso de soluções de alta tecnologia que permitam a incorporação desses avanços em seus produtos.

Conectividade CAD

Você consegue imaginar a sua realidade sem mídia social? Se lembra quando foi seu primeiro contato com rede social e como se sentiu nessa mega rede de conexão? Essa conectividade instantânea e o fluxo imediato de interações moldaram nossa paisagem social, cultural e até política há alguns anos. A cultura de compartilhamento se espalhou fortemente pelo mundo da tecnologia e chegou até a área de Design, possibilitando que designers e engenheiros de Computer Aid Design (CAD) possam ter acesso às mesmas informações, em tempo real. Isso potencializou e acelerou o desenvolvimento de projetos, gerando grandes redes de saberes entre as indústrias tecnológicas.

Blockchain

Conhece criptomoedas? A tecnologia Blockchain expandiu-se para muito além do seu propósito inicial, que era fornecer a estrutura principal para o Bitcoin, criptomoeda mais conhecida até hoje. Grandes empresas já estão experimentando essa tecnologia para solucionar os desafios de negócios e para explorar novas oportunidades de negócios disruptivos e cortar intermediários onerosos e bancos tradicionais das negociações internacionais.

A tecnologia Blockchain está sendo também aplicada para fornecer rastreabilidade à prova de violação e transparência às cadeias de suprimentos. Exemplo disso é a rastreabilidade de contêineres em trânsito e origem de produtos que compramos no supermercado.

Polako conta com tecnologia Desma para produção de moldes 

Internet das Coisas (IoT)

O uso de tecnologia responsiva – celulares, por exemplo – orientada por dados e que opera conforme demanda – suas pesquisas e aqueles anúncios que te perseguem –  aumentou exponencialmente nos últimos 12 meses. Da mesma forma, a adoção de soluções inteligentes com foco em mais eficiência econômica e ambiental está crescendo rapidamente e se espalhando por todos os setores, inclusive na arquitetura de cidades.

Com isso, o desenvolvimento de dispositivos IoT – tecnologia interconectada –  move o mercado para direções diferentes, exigindo novas capacidades e tecnologias que permitam o desenvolvimento da próxima onda de dispositivos e das novas cidades inteligentes, que serão mais conectadas e pensadas na fácil solução de tarefas e acessibilidade.

Edge Computing

O avanço dos dispositivos de IoT e de tecnologias imersivas estão levando o processamento de informações ao limite, exigindo assim rápida leitura de dados e materialização das informações. Em termos gerais, a Edge Computing representa o local físico onde as coisas e as pessoas se conectam com o mundo digital em rede, onde produzem ou consomem informações. Esses dados são processados na borda de uma rede, em vez de serem enviados para a Nuvem ou um data center.

O benefício? Economia de tempo, prevenção de problemas de latência e rapidez na execução. Além disso, essa tecnologia permite o aprendizado de máquina – carros inteligentes, autônomos e conectados, por exemplo.  A computação de borda está aprimorando, com eficiência e praticidade, o método atual de armazenamento de dados.

CAD 3D

O design abraçou a terceira dimensão há algum tempo. E agora já vemos projetos imersivos em realidade virtual em alguns nichos como arquitetura e óculos VR. Essa nova forma de projetar e testar transforma a forma como os produtos são desenvolvidos. Agora o foco está na experiência, na realidade de uso, incentivando a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual e permitindo que as empresas criem experiências inovadoras para seus clientes.

Em resumo, a indústria está cada vez mais sem fronteiras. A colaboração no desenvolvimento está em ascensão e a tecnologia avançando para ser cada dia mais real, inclusiva e eficiente. Isso quer dizer que se deve gastar milhões em inovação até nos pequenos negócios? Depende, mas quer dizer que alianças são promissoras e o compartilhar, seja ele de saberes, máquinas ou iniciativas, pode e vai potencializar os negócios, a cultura e as relações.

Fonte: Industria 4.0 via Ferramental