Polimento em moldes de injeção de termoplásticos: qual a sua importância?

//Polimento em moldes de injeção de termoplásticos: qual a sua importância?

Polimento em moldes de injeção de termoplásticos: qual a sua importância?

Você sabe por que o polimento de moldes é uma prática tão importante? Então vem descobrir com a Matrizaria Polako!

 

O polimento em moldes de injeção de termoplásticos é uma ação de extrema importância para garantir a qualidade da matriz, uma vez que muitos problemas ligados aos processos de injeção acontecem justamente quando o polimento do molde não é feito da forma correta.

O polimento, em geral, pode até gerar um custo mais elevado para a fabricação da peça, porém, ao evitar erros no processo, o polimento faz valer seu custo/benefício.

O molde é formado por diferentes partes, como canais de injeção, canais de distribuição e cavidades. Estas partes necessitam de um bom acabamento para impedir o atrito do material injetado e, desta forma, garantir a fluidez do processo.

Além de ajudar a facilitar o processo de injeção, o polimento ainda contribui para uma maior qualidade da superfície de peças injetadas, garantindo a diminuição da rugosidade causada pelo material usinado, pela a velocidade de avanço, pelos parâmetros, profundidade e sentido de corte, e pelo processo de usinagem como um todo.

 

Injeção em solados de TR: conheça os possíveis defeitos e suas soluções clicando aqui.  

 

Existem diversos tipos de polimento para moldes de injeção, entre eles, os mais comuns são:

Polimento manual: é o tipo de polimento mais utilizado nas indústrias do plástico, que buscam por um acabamento mais superficial. O polimento manual torna o tempo de fabricação dos moldes maior, uma vez que é realizado através de lixas, pó ou bastão abrasivos que possuem granulação finíssima.  Este processo requer muita dedicação e senso crítico de qualidade do profissional polidor, pois dele dependerá a qualidade do produto final.

 

Polimento espelhado em moldes de injeção: este tipo de polimento consiste na utilização de diversas técnicas e materiais, e requer muita prática do profissional polidor. Na primeira etapa do polimento espelhado, o polidor precisa aplicar um pré-polimento do molde. Para isso ele utiliza lixas especiais e pedras abrasivas, a fim de remover as marcas e imperfeições da superfície do molde resultantes da usinagem.

Após, o polidor começa a segunda etapa, que busca “afinar” a superfície do molde através de um processo conhecido como “cruzamento de lixas”. São utilizadas lixas que vão do número 100 ao 2 mil, dependendo da qualidade exigida ou do tipo de material escolhido para ser usado na manufatura do molde. Ao concluída esta etapa, inicia-se o processo de acabamento, quando são utilizados feltros, pastas especiais diamantadas, e claro, a experiência e dedicação do profissional para que o resultado seja um acabamento de qualidade.

Este processo garante um molde com acabamento impecável, altamente brilhante e reflexivo, com aspecto semelhante ao do cromo, o que facilita a injeção e obtém a qualidade  necessária ao produto.

 

Polimento a laser: assim como o método espelhado, o polimento a laser também passa por algumas etapas até ser finalizado com perfeição. Neste caso, o feixe de luz funde a superfície do metal em uma profundidade de 50 a 100 micrômetros. A tensão garante que o metal, em estado líquido, flua uniformemente, se solidificando sem nenhuma irregularidade.  Então quatro lixas de granulométricas passam pela superfície do molde.

O polimento a laser vai sendo repetido em graus cada vez mais finos. Por exemplo, no primeiro passo, a fusão atinge uma profundidade de 100 micrômetros, depois 90, 80, e assim por diante, até alcançar 50 micrômetros. A profundidade da fusão é configurada de acordo com o ajuste de vários fatores, como a potência do laser, o comprimento dos pulsos de luz ou a velocidade com que o laser passa sobre a superfície do molde.

Fonte: Mundo do Plástico.

Gostou destas dicas e quer conhecer mais tendências ou aprender a usar aquela peça do momento? Então continue nos acompanhando por aqui e aproveite para curtir a Polako lá no Facebook e seguir a gente lá no Instagram também. Te vemos por lá, ein!

 

EPI Inclusivo: segurança, conforto e funcionalidade para todos! Vem saber mais sobre clicando aqui! 

 

Você vai gostar de ler também:

As cores do inverno 2019: o que estará em alta na estação?

Jaquetas tendência 2019: o que vai fazer sucesso na estação?

Sapatos Infantis: o que é moda nos pés da criançada?

De |2019-07-02T09:26:35+00:00julho 2nd, 2019|Notícias|0 Comentários

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.